2010/05/01

Panos de Tabuleiro bord. com Ponto Juguslavo


Nos anos 60 em Portugal, as mulheres ainda não tinham as oportunidades para seguir os estudos como hoje em dia, principalmente quem vivia no meio rural como a minha mãe.
Então acabando a antiga 4º classe seus pais deram-lhe a oportunidade de ir para uma casa de trabalho,onde aprendeu a bordar e a costurar.
Um dos primeiros bordados que aprendeu foi o Ponto Juguslavo, é um ponto muito simples de fazer bastar contar com atenção os buraquinhos do pano,podendo-se fazer vários desenhos que ficam mais bonitos se se utilizar linhas com várias cores.
Nesta altura desfiavam-se os panos ficando uma franjinha em vez de um picô. 

4 comentários:

Maria Filomena disse...

Lembro-me que na primeria vez que vim à Portugal - em 1969 - estava na moda esse bordado. Inclusive levei tecido para fazer uns paninhos nesse estilo. Gostei imensamente da conjugação da cores. Parabéns à bordadeira.
beijos de Maria Filomena

Unknown disse...

amei este seu blog é lindo parabens a si e sua mãe por ter umas mãos tão maravilhosas,agradeço a sua visita a meu blog,e serei visitante do seu muitas mais veses,parabens e beijos grandes

Fátima Artesanato disse...

Oi Querida!
Parabens a você e a sua mãe pelo lindo trabalho...é muito bonito e delicado.
Obrigado por sua visita,espero que tenha gostado pra voltar sempre.Quanto a mim pode ter certeza que voltarei,pois amei seus trabalhos.
Um abraço e uma boa semana.
Fátima

Lurdes Neves disse...

Olá!
Começo por felicitar pelos lindos trabalhos!
Adorei,... e vou mostrar á minha mãe também.
Vou voltar sempre.
Beijinhos